top of page
LOGOMARCA

Design de Produtos – O Foco necessário para um novo Mercado.


Mais do que necessário, precisamos entender as mudanças oriundas do mercado, do novo modelo econômico e do novo perfil do consumidor da atualidade.

Inovações acontecem a cada minuto nesse mercado globalizado e claro que não podemos deixar de lado a necessária evolução do mercado e do design de produtos.

Quando dispontamos para a necessidade de desenvolver algum novo produto na indústria, é necessário compreender esse novo perfil de consumidor, perfil essse cujo o grau de exigência aumentou, más que o poder de compra diminuiu drásticamente e requer adaptações por parte das empresas quando pensamos em Gestão de Custos e Mercadológica.

Notamos que há ai um novo conceito e nova linguagem de necessidades derivadas de uma nova filosofia de vida originada não somente pelo novo modelo de vida mas também pela atual situação em que nosso país se encontra.

Neste novo estilo de vida, onde cada vez mais os casais optam por ter o menor numero possível de filhos, onde o numero de pessoas que moram sozinhas vem aumentando, onde a nova linguagem de moradia é a compactação de ambientes. O design de produtos também vem sofrendo mudanças tornando-se ferramenta fundamental como estratégia de Marketing.

Em matérias anteriores as quais postei em outros blogs parceiros em anos como 2013 e 2014, falei muito sobre o conceito do mobiliário multifuncional como saída para esse modelo de mercado e deixei claro as mudanças que houveram no setor de construção com o novo conceito de moradia. Afinal áreas privadas se tornaram cada vez mais compactadas gerando a necessidade por parte da indústria moveleira focar um novo modelo de produto visando esse novo conceito.

É imperativo atualizar-se nesse contexto e mais.....ADEQUAR-SE!!!

A era do conhecimento nos empurra para o conceito de nichos específicos de mercado e com isso a necessidade de que exista uma gestão participativa, trabalho cooperado e a união de esforços em prol da satisfação do Cliente.

Como exemplo, podemos citar o grande numero de empresas hoje migrando para o sistema planejado.

Vejo como sendo importante destacar aqui que o sucesso de um produto neste mercado, seja ele de um nicho especifico ou não, vem da união de esforços de uma empresa como um todo. Sómente atráves desse esforço conjunto, será possivel adquirir garantias de um projeto promissor e repleto de sucesso no mercado.

Designers e gestores de produção, precisam trabalhar em conjunto, pois há a necessidade de adaptações a serem feitas no processo produtivo ou na estrutura de um determinado produto para que o mesmo possa obter sucesso no processo completo.

Equipe de desenvolvimento e de produção, precisam estar em total sintonia para que um produto dentro dessa nova filosofia de produzir possa entrar em linha no mercado. Faz-se necessário o estudo em conjunto, conhecimento técnico de todos os envolvidos e uma visão estratégica rica para que possamos garantir um futuro próspero em um mercado cada vez mais complexo e competitivo.

É preciso entender esse mercado da atualizade e visualizar que o produto seriado passará por grandes modificações, o novo mix de produtos deverá ser acrescido de produtos para nichos específicos de mercado para que assim uma indústria possa sobreviver nesses novos tempos.

Em nosso país, muito ainda é necessário ser feito para que indústrias moveleiras e lojistas se conscientizem sobre a verdadeira importância do Design de Produtos no contexto mercadológico.

Normalmente o desenvolvimento de novos produtos, é efetuado em sua grande maioria, por intermédio de pouca pesquisa, pouco estudo mercadológico, sem planejamento estratégico e por gente sem a devida vivencia no mercado em questão.

Faz-se necessário compreender que para conquistar o consumidor, é preciso atingir a sua emoção , a emoção do público que se deseja atingir.

“O design industrial propõe uma solução formal para produtos do uso cotidiano não só em função da produção industrial adequada à tecnologia existente no país, mas também integrando novos significados de forma e manuseio dos objetos. Para isso agrega a esses objetos os novos materiais desenvolvidos pela indústria, atingindo maior produtividade e possibilitando a viabilidade econômica para o empreendedor e para o usuário”..(WOLLNER, 2003, p.55).

Para isso, é determinante criar um desejo emocional constante pelo produto, de modo a estimular a compra pelo consumidor. Isso é principio básico de Marketing de mercado.

Em um mercado competitivo o design é um forte aliado, afinal gera atratividade ao oferecer inovação tecnológica e leva o consumidor a uma nova experiência com seu alvo ou objeto do desejo.

Para obtenção de sucesso ao lançarmos um produto no mercado, é determinante criar um desejo emocional constante pelo produto, de modo a estimular a necessidade ou desejo de compra pelo consumidor. Isso é um principio básico de Marketing de mercado.

Neste mercado onde a competitividade tornou-se cada vez mais agressiva, para obtermos uma diferenciação de marca, os produtos devem e precisam ser diferenciados.

É torna-se imprescindível enfatizar que: Esta diferenciação é obtida através da forma, tamanho, formato ou estrutura física de um produto, podendo ainda ser agregado características variáveis que complementem sua função básica agregados ao estilo.

Já o Estilo, é o visual do produto e a sensação que ele passa ao comprador. O estilo tem a vantagem de criar uma diferenciação difícil de ser copiada.

A atmosfera de compra refere-se ao design do ambiente por meio de peças gráficas, vitrine, iluminação, cores que possam estimular respostas emocionais e de percepção por parte dos consumidores. É preciso que haja uma boa disposição dos produtos a serem comercializados, observar a quantidade e a altura destes produtos para que ao transitar pela loja, os produtos estejam ao alcance do consumidor evitando a poluição visual tão comum.

Gravem isso: A vitrine é a principal área de exposição dos produtos de uma loja fisica.

Normalmente o que pode desestimular o impulso da compra é o ambiente ao qual cerca o produto.

O atendimento inadequado, escassez de produtos, má localização da loja fisíca, aliados ao tráfego excessivo de pessoas são considerados algumas das barreiras que impedem que a compra aconteça.

Retomando o assunto principal, vamos deixar claro que, Design significa ter e desenvolver um plano, um projeto, significa designar. Trabalhar com a intenção, com o cenário futuro, executando a concepção e o planejamento daquilo que virá a existir.

Segundo (MOURA, 2009, p.118) - Criar, desenvolver, implantar um projeto de design, significa pesquisar e trabalhar com referências culturais e estéticas, com o conceito de uma proposta. É lidar com a forma, com o feitio, com a configuração, a elaboração, o desenvolvimento e o acompanhamento do projeto.

De acordo com o mestre Philip Kotler (2002, p.313:

“À medida que a concorrência se intensifica, o design oferece uma maneira consistente de diferenciar e posicionar os produtos e serviços de uma empresa”.

O design oferece vantagem competitiva. É o conjunto de características que afetam a aparência e o funcionamento do produto de acordo com as exigências do cliente. O design pode mudar a percepção do consumidor, tornando sua experiência com a marca mais gratificante.

Pensem nisso!!!

Adélia Covre


 
 
 

Comentários


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive

Links

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

 Powered & Protect by ACovre Studio - Interiores 

© 2021– ACovre Studio - Interiores -  Todos os Direitos Reservados
bottom of page