Os Ajustes Necessários rumo a retomada!
- Por: Adélia Covre
- 16 de jul. de 2015
- 3 min de leitura

O setor moveleiro enfrenta sérios desafios na atualidade pela falta de precaução deixado de lado nos último anos.
A grande maioria da empresas deixaram-se levar pela euforia do consumismo dissiminado por um governo cuja a educação, a sáude a valorização da mão de obra foi posta em segundo plano.
Podemos resumir esse fato, a um conjunto de AÇÕES E REAÇÕES. O setor vem pagando um preço alto por seu descaso com relação a medidas essenciais que deveriam ter sido tomadas no passado. Poucos são os empresários que tiveram uma visão mais realista dos desmandos de um governo sem foco e despreparado.
Grande parte dos empresários em questão estão perdidos e não percebem que a saída é efetuar urgentemente a lição de casa a anos deixada de lado e como regra básica e primordial, é preciso rever todos os processos internos. Procurar por sagrias dentro da empresa para que assim possam promover mudanças necesssárias visando adequar-se o mais rapidamente a esse novo modelo economico.
Que haverá retomada, isso é algo que todos os economistas concordam. Porem, sem mundanças estruturais e conceituais será dificil manter-se no mercado.
A indústria moveleira precisa urgentemente ser preparada para essa retomada moderada, prevista para o próximo ano. Aprimorar sua mão de obra, cujo mercado nos últimos anos focou apenas no investimento de milhões em tecnologia e deteriorando seu maior patrimonio.....O CAPITAL HUMANO.
Preocuparam-se sempre em copiar e nunca em criar!
Uma empresa não se sustenta em um mercado sem estratégias bem definidas e direcionadas, sem uma linha de produtos que realmente seja a linguagem do cliente da atualidade, sem criatividade, inovação e analise adequada de tendências futuras.
O maior erro que pode ser cometido pelo setor indústrial, é achar que a depressiação de produtos trará retorno financeiro. Reduzir custos não resume-se em depressiação e sim em reduzir desperdícios. Algo que a grande maioria não teve competência para enxergar.
Mesmo a busca por novos mercados só é possivel caso sejam feitas as mudanças necessárias no processo como um todo e isso também diz respeito a área comportamental.
Investimentos em recursos humanos, produtos e estratégias são necessárias, justamente as áreas pouco se investiu nesse setor.
Muito se fala neste mercado sobre apostas em inovação de produtos, mas quais de fato o fizeram da forma correta e adequada?
Principalmente as seriadas, pouco inovaram, pouco investiram nessa área. Continuam batendo a cabeça visando a depreciação nas novas criações e pior, desenvolvendo produtos por intermédio de gente sem experiência neste mercado peculiar ou desqualificada e ainda sem analises mercadológicas e estrategicas.
Isso só poderá levar a um desfecho ainda pior. Algo que já vem ocorrendo no mercado, a recuperação judicial oriunda de investimentos mau direcionados.
É visivel a culpa de todos nesse processo de declínio.
Muitos querem ajuda, mas não se permitem serem ajudados. Visualizam a ajuda como custo, sendo que o maior custo resume-se em não ter gente capacitada para efetuar os ajustes necessários.
A falta de união da classe, a falta de visão realista dos fatos e a teimosia aliada ao orgulho prevalecido por muitos empresários, até aqui não trouxeram melhorias efetivas e isso precisa ser encarado.
É impossivel pensar em retomado do setor, sem que haja mudanças efetivas, principalmente a comportamental.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas escapar das antigas. (John Maynard Keynes)
Imperativo é perceber neste momento que, faz-se necessário agir e provocar todas as ações que se fazem necessárias, aquelas que por muito tempo foram empuradas com a barriga, a oriunda da acomodação caracteristica do setor.
Vamos relembrar de uma premissa básica:
O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção. (Adam Smith)
Que esse texto traga reflexões para um futuro melhor!
Adélia Covre


















Comentários